10/03/2015

Curiosidade: conheça os vários tipos de relógios já inventados

Curiosidade_ conheça os vários tipos de relógios já inventados

Vivemos em um mundo onde sempre estamos com pressa e cumprir horários é uma obrigação em quase todas as profissões. Chegar atrasado pega mal, inclusive nas relações interpessoais e, por conta disso, quase toda as pessoas gostam de usar um bom relógio. Além de ajudar na pontualidade, com o passar do tempo, eles foram se tornando ícones de estilo e moda, atingindo patamares de valor elevados e se tornando objeto de desejo de muita gente. Mas nem sempre foi assim: a humanidade já marcou horas de diversas maneiras até chegar ao que temos hoje em dia. Quer descobrir como faziam? Leia e texto a seguir e conheça os vários tipos de relógios já inventados.

Relógio de Sol

É possivelmente a maneira mais antiga que a humanidade encontrou de marcar as horas: usando a sombra de um objeto projetada pelo sol. Supõe-se que em tempos ainda mais remotos, o homem já aferia a passagem do dia tomando por base o comprimento de sua própria sombra, que crescia até o meio dia e decrescia depois. Porém, o mais antigo relógio efetivamente de sol que se tem registro data-se do ano de 1500 AC, no Egito. Feito em pedra e com forma de T, cuja posição da sombra na parte superior indicava a hora.

Relógio de Água

Também chamado de clepsidra, o relógio de água foi um dos primeiros sistemas criados pela humanidade para medir a passagem do tempo. Ele consistia em dois recipientes em níveis distintos, um superior com líquido e outro inferior, vazio no início. Através de uma abertura no recipiente de cima, o líquido ia passando para o de baixo e isso era medido com uma escala. A mais antiga data de 500 AC, também do Egito.

Relógio de Areia

O relógio de areia, também conhecido como ampulheta, é uma maneira bem antiga também de medir horas. São duas âmbulas ou cones transparentes que se comunicam por um orifício que permite a passagem de uma pequena quantidade de areia. O tempo decorrido pra essa passagem corresponde a um período pré-determinado de horas. Muito usadas em navios, igrejas e até no uso inicial dos telefones, para medir a duração das chamadas.

Relógio de Bolso

Com origem na cidade de Nuremberg, Alemanha, por volta do ano de 1500, o relógio de bolso também é conhecido como “Ovo de Nuremberg”. Feito de ferro, era movido a corda e constituído por um complexo mecanismo. Permitiu medir o tempo com mais precisão e é considerado muito importante para diversas experiências e invenções, especialmente na Europa. Eram tidos como verdadeiras joias e símbolo da aristocracia.

Relógio de Pulso

Surgidos no século XIX, com paternidade discutida entre o brasileiro Santos Dumont e a empresa Patek Philippe, eram de início adereços femininos e usualmente feitos sob encomenda. Na verdade coube ao pai da aviação popularizá-lo, especialmente no mundo masculino. Os soldados na primeira guerra mundial precisaram de uma forma de ver as horas e disseminaram ainda mais o seu uso.

Relógio Digital

Esse tipo de relógio usa meios eletrônicos para controlar as horas. Tem a energia geralmente abastecida por uma bateria e as horas aparecem num visor. São pequenos e bem baratos, embora não sejam considerados elegantes. Estão presentes em diversos aparelhos como micro-ondas, rádios e celulares.

Esses são os tipos de relógio que já fizeram e ainda fazem parte da história do ser humano. Marcar as horas sempre foi uma necessidade, que hoje em dia é atendida com mais precisão do que nunca. Ou seja, não existem mais desculpas para chegar atrasado! E você? Tem sido pontual?

Colaborador de Conteúdo especializado em publicações referente à relógios, moda e curiosidades.