13/03/2015

Como escolher o relógio de acordo com a ocasião?

Different Watch Styles

Dizem que a mulher deve ter ao menos três frascos diferentes de perfume: um para ocasiões cerimoniais, outro para ambientes festivos e mais um para momentos de descontração e lazer. Realmente, o perfume define o tom para uma ocasião. A mesma coisa pode ser dita sobre os relógios, neste caso, tanto em relação aos homens quanto às mulheres.

De fato, existe um tipo adequado de relógio para cada momento e é considerável ficar atento não só ao conforto, mas também para a elegância e a adaptação ao ambiente onde a pessoa se encontra. Se você tem dúvidas quanto a melhor escolha, descubra os tipos mais adequados de relógios para cada ocasião em sua vida, lendo o texto a seguir.

Os relógios formais

Os relógios com grandes mostradores, os quais oferecem cronógrafos, bússolas e várias outras funcionalidades interessantes, podem ser muito úteis nos passeios no campo e nas atividades ao ar livre. No entanto, esses objetos não são os mais adequados para as reuniões formais de trabalho, casamentos ou bailes de gala. Nessas ocasiões especiais e mais cerimoniosas entram em cena os relógios formais, com mostrador clássico, trazendo algarismos, pulseiras de couro ou metal, além de cores mais sóbrias.

O homem vai usá-lo de forma mais discreta, normalmente disposto sob a manga da camisa, no traje formal, e só quando acessá-lo para ver as horas é que o relógio vai aparecer à vista geral. Já as mulheres devem prestar atenção às combinações de cor na sua composição visual, a fim de que não haja conflito com suas joias, vestido e demais adereços.

Os relógios casuais

Se o evento não exige traje formal e pode-se estar bem vestido no ambiente com roupas mais simples, de jeans, shorts ou bermudas, por exemplo, não há tanta rigidez para o relógio a ser levado no pulso. Mas é preciso ter bom senso e ver se o objeto está caindo bem com seu visual como um todo.

Homens e mulheres podem ficar bem com relógios que tragam pulseiras mais coloridas, feitas de plástico, fibra, couro ou metal. E tanto os mostradores analógicos quanto os digitais podem ficar ótimos para a ocasião, seja no escritório ou no passeio ao shopping, seja em shows ou nas festas em casas de amigos.

Os relógios esportivos

Quando as pessoas vão para situações de total relaxamento, aventura ou prática esportiva, os relógios que trazem diferentes funções no mostrador são a melhor opção. Nestas ocasiões, os homens, principalmente, ficam livres para demonstrar toda sua virilidade e dinamismo, e tanto eles quanto as mulheres poderão contar com excelentes informações para controlar melhor as aventuras e passeios.

Entre esses modelos informais, há opções com boa diversidade de características, de relógios à prova d’água (resistentes a mais de 200 metros de profundidade sob a água), específicos para a prática de mergulho, até aqueles que vêm com registradores de altitude, barômetro e outras ferramentas, que são ótimos para práticas desportivas diversas. Esses relógios até podem ser usados em ocasiões bastante informais, como churrascos e encontros casuais com os amigos, mas jamais devem ir para o ambiente de trabalho ou eventos cerimoniosos.

A moda permite certas misturas, do casual ao chique, mas é importante manter um visual que seja equilibrado com a ocasião. O relógio não é apenas um objeto que mostra as horas certas, mas pode dizer muito sobre você.

Que tal pensar nisso na hora em que for se vestir para uma festa, evento formal ou ir para o acampamento com os amigos?

Colaborador de Conteúdo especializado em publicações referente à relógios, moda e curiosidades.