29/11/2014

Como cuidar do meu relógio para que fique em bom estado?

Como cuidar do meu relógio para que fique em bom estado?

Quando você decide fazer um investimento importante para adquirir um relógio bonito e de excelente qualidade, é evidente que você também deseja que ele dure por muito tempo, não só por ter aplicado seus recursos em um objeto sofisticado, mas para ter a oportunidade de aproveitá-lo ao máximo. Por isso, vale a pena tomar alguns cuidados para evitar estragos e arranhões, deixar o relógio distante do excesso de poeira e conservar seu bem por muito mais tempo.

Quer ver algumas dicas para que seu relógio esteja sempre em bom estado? Confira a seguir!

Guarde-o relógio na caixa apropriada

A principal maneira de prevenir o acúmulo de poeira nas reentrâncias e pequenos espaços de seu relógio é guardando-o na sua caixa original. Porém, nem sempre o proprietário do relógio guarda esse aparato, e acaba deixando o relógio largado sobre a mesa de cabeceira, prateleira ou móvel qualquer de sua residência – o que, com o tempo, vai ajuntando pó e sujidades sobre o objeto, além de expô-lo aos riscos de avarias diversas. Se o invólucro de fábrica já não está mais com você, adquira estojos para relógios ou embalagens para joias, em geral resistentes e com coberturas aveludadas, a fim de proteger seu precioso medidor de horas. Existem estojos que são individuais e os que guardam mais de uma peça em seu interior.

Combata a umidade, o magnetismo e choques de temperatura

O relógio não deve ficar exposto a temperaturas muito altas, bem como a choques em contato com superfícies muito frias. Quando este objeto fica sob intenso calor na praia, em saunas ou sobre o painel de um veículo que esteve estacionado em local que recebeu forte luz solar, seus mecanismos podem ser danificados e os lubrificantes que os temperam podem evaporar. Mas uma breve tomada de sol pela manhã pode ajudar a eliminar o mofo de relógios guardados por muito tempo, por exemplo.

Caso tenha ido à praia ou ambientes próximos de maresia, é conveniente deixar o relógio (obviamente que seja à prova d’água) dentro de um recipiente com água doce, para retirar ao máximo o sal que é corrosivo para as delicadas partes internas do equipamento. Outra coisa a ser feita é não aproximar o relógio de aparelhos que possam proporcionar magnetismo, como scanners e computadores, televisões, geladeiras, fornos de micro-ondas, entre outros. Tal ocorrência poderá interferir no bom funcionamento do relógio.

Acerte-o relógio na hora apropriada

Existem ponteiros dentro do mostruário que são muito delicados. A melhor coisa a se fazer nos momentos de acertar as horas é que eles estejam bem distantes um do outro. Por isso, evite acertar o horário quando estiver entre as 22 horas e 2 horas, sobretudo se o seu relógio tiver mecanismos mais complexos, com calendários anuais e outros serviços.

Outros cuidados específicos

Além dos cuidados mais gerais que devem ser cultivados com relógios de qualquer tipo, ainda há algumas precauções especiais para certos equipamentos. Por exemplo: se o seu relógio for mecânico, procure não fazer as operações de acertar as horas ou dar corda quando ele estiver colocado no pulso. A posição oferece mais riscos de inclinar algumas peças ou de passar sujeira ou a gordura da pele para o interior do relógio. Se o relógio usar pilha, e você verificar que ela já está acabando, não deixe a bateria gasta no interior do aparelho: substitua o quanto antes.

É bastante válido que você contrate limpezas profissionais após cinco anos utilizando o relógio, de forma que ele estará sempre limpo internamente, bonito e pronto para uso! Nunca se furte de procurar os técnicos especializados para fazer os serviços adequados em seu aparelho, para que ele dure muito mais.

Como você vem cuidando de seus relógios ultimamente? Conte para a gente através dos comentários!

 

Colaborador de Conteúdo especializado em publicações referente à relógios, moda e curiosidades.