02/04/2015

Relógios tradicionais x Apple iWatch: aprenda suas respectivas diferenças

Smart watch

Os relógios são instrumentos de desejo há muito tempo e fazem parte das vestimentas de pessoas que não abrem mão de estar elegantes e serem pontuais. No entanto, esse acessório não ficou parado no tempo: ele está em constante evolução e vem sofrendo mudanças em termos de design e funcionalidades. Embora os mais tradicionalistas torçam o nariz para isso, o fato é que eles se tornaram verdadeiro gadgets e hoje temos opções revolucionárias como o Apple iWatch. Quer entender melhor a diferença entre esse lançamento e os relógios tradicionais? Então leia o texto a seguir e eleja o seu favorito!

Apple iWatch

Ele pode não ser o primeiro relógio inteligente do mercado, mas definitivamente é o que veio para fazer uma verdadeira revolução entre os modelos disponíveis nos dias de hoje. Totalmente surpreendente, ele inovou e trouxe diversas funcionalidades antes impensáveis para um gadget tão pequeno. O produto é bonito na aparência e não faz feio mesmo para quem é mais antenado em moda, pois possui diversas cores, materiais e opções. Mas seus grandes diferenciais não são visuais!

Além de marcar horas, ele possui uma interface exclusiva, com uma tela touchscreem e uma interação incrível em vários níveis com o usuário. Seus detalhes técnicos impressionam: devido à sensibilidade da tela de cristal de zafira, quando o usuário levanta o braço para ver as horas o modelo acende sozinho e na parte de trás existem três sensores de LED que ajudam a controlar os batimentos cardíacos. Também ajuda na saúde para quem gosta de esportes: contém um acelerômetro, com controle de passos e de frequência de movimentos. A assistente virtual da Apple não poderia deixar de aparecer aqui: Siri é quem ajuda você a realizar buscas, enviar mensagens e controlar sua agenda. Tudo isso ali, elegantemente discreto na altura de seu punho!

Relógios tradicionais

A indústria dos relógios tradicionais se mostra reticente quanto à implementação de tecnologia em seus modelos. Eles apostam no consumidor costumeiro, que prefere ter estilo e sobriedade a investir em grande número de funcionalidades nesse acessório tão desejado. As empresas apontam problemas nessas novidades como a vida útil limitada da bateria e o risco de ter seus dados hackeados ou controlados por agências de inteligência. O cliente padrão dos relógios de luxo não querem ter suas vidas importunadas por esse tipo de complicação e preferem modelos mecânicos de marca.

Além de tudo, eles são mais estilosos e permitem combinações perfeitas, desde trajes esportivos até ternos e costumes. Os relógios mecânicos ainda são os favoritos de muitos e definitivamente esse público não abrirá espaço para opções como o Apple iWatch. Relojoeiros clássicos também acreditam que o setor não deve sofrer com mudanças radicais: na verdade as alternativas não concorrem uma com a outra e sim atendem a públicos distintos.

Como podemos ver, tanto os relógios tradicionais quanto o Apple iWatch possuem seus benefícios e seu cliente-alvo. Suas qualidades são diferentes e eles não devem disputar o mesmo tipo de público. O melhor é aproveitar as vantagens de ambos ou escolher o que mais se encaixa com você. No final das contas, há espaço para ambos!

Qual sua opinião sobre esses dois tipos de relógios? Qual o seu preferido? Compartilhe suas opiniões conosco!

Colaborador de Conteúdo especializado em publicações referente à relógios, moda e curiosidades.