31/05/2013

A resistência dos relógios a prova d’água

Antes de comprar um relógio, muitas pessoas se preocupam se o produto pode resistir à umidade, chuva ou banho. Há também aqueles que praticam mergulho em alto mar e precisam de um relógio mais apropriado. Por conta disso, muitas marcas possuem boa resistência à água, mas muitos não sabem em quais ocasiões eles podem ou não ter contato com ela sem danificar o produto.

As especificações sobre a resistência dos relógios na água sempre são informadas pelas marcas através da unidade de medida da pressão atmosférica, a ATM. Essa medida pode variar entre 30m e 300m, podendo chegar até 500m em algumas marcas. Através da relação abaixo, é possível saber em quais situações o seu relógio pode entrar em contato com a água, de acordo com sua resistência:

ATM 30m a 50m: resistente a umidade, banho, lavagem de carro, chuva.
ATM 100m: além do contato básico com água, resiste a banhos de piscina e prática de natação.
ATM 200m: resiste à prática de mergulho, em profundidades não muito grandes.
ATM 300m: indicado para mergulho profissional a grandes profundidades em alto mar.

As grifes investem na capacidade de resistência de acordo com o modelo de cada relógio ou com o perfil de seus consumidores. Os relógios da Jean Vernier, por exemplo, possuem em sua maioria modelos com resistência de 100m de ATM. A linha Aqualand da Citzen e o modelo Sport da Emporio Armani se destacam pela capacidade de 200m ATM. Já o Precisionist WB31014U da Bulova é ideal para aqueles que praticam mergulho no mar a grandes profundidades.

A mais completa relojoaria virtual do país, comercializando relógios de grife e modelos de alto padrão, importados oficialmente pelos grupos distribuidores e fabricantes de relógios.

Grife Relógios