29/01/2015

7 dicas para não ter seu relógio roubado

Depositphotos_9467862_s

Segundo um recente relatório feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Brasil tem a terceira maior taxa de roubos da América Latina, entre 18 países que foram pesquisados, perdendo apenas para a Argentina e o México. O índice registrado foi de 572,7 casos para cada 100 mil habitantes, mas imagina-se que os números sejam muito mais elevados, já que muitos delitos habitualmente não são reportados às autoridades policiais.

Os crimes não só prejudicam a economia dos países, mas inibem que eles se desenvolvam ainda mais. Nesse contexto, os relógios estão entre os objetos mais furtados e roubados, porque são itens que apresentam um alto poder de retorno para os ladrões, sendo facilmente vendidos no mercado negro ou trocados por drogas e outras mercadorias. Que tal olhar algumas dicas para não ter seu relógio levado por ladrões? Leia a seguir e previna-se.

Não vá à rua com seu relógio de marca

Se você vai se deslocar de carro entre alguns lugares, haverá menos problemas em deixar seu relógio no pulso. E muitas vezes, uma simples pergunta sobre “que horas são” pode ser uma deixa para que o ladrão observe seu objeto de marca e rapidamente arquitete uma tática para roubá-lo. Prefira retirar o relógio do pulso e guardá-lo até completar o trajeto, caso você tenha que fazê-lo a pé.

Mantenha vidros e portas do carro fechados

Ainda que você esteja dentro de um veículo, procure deixar as portas trancadas, a fim de evitar o acesso de pessoas de fora, não permitidas, à sua área de conforto. Suspenda os vidros do veículo e mantenha o ar-condicionado ou a ventilação ligada, de modo que a cabine não fique abafada, separando bem o lado de dentro do lado externo do carro.

Evite passar em ruas mal iluminadas

Se você precisar caminhar a pé de um ponto a outro na cidade e já for tarde da noite, prefira caminhos mais iluminados por postes e outros equipamentos de iluminação pública, além de passar por lugares onde haja câmeras. Esses aparatos inibem um pouco a ação de bandidos e acabam deixando às claras as movimentações que ocorrem no lugar, sem falar que o sistema de vigilância poderá registrar o crime e depois facilitar a identificação dos bandidos.

Não deixe o relógio à mostra

Se for o caso de retirar o relógio e guardá-lo para atravessar algum trajeto rápido a pé na rua, não coloque o objeto à mostra no bolso traseiro ou com a bolsa aberta. Mantenha-o fora dos olhares das pessoas à sua volta, e coloque-o no pulso novamente quando estiver em local mais seguro.

Não coloque o relógio nas malas despachadas

Para quem viaja, colocar os relógios e outros aparelhos caros, como celulares e tablets, dentro das malas que serão despachadas é sempre um risco. Há inúmeros relatos feitos por viajantes que tiveram suas bagagens abertas, mesmo aplicando nelas cadeados de alta proteção. Assim, deve-se levar seu relógio diretamente no próprio pulso ao longo da viagem de avião, ou dentro das malas de mão, bolsa ou mochila que levará no compartimento dos passageiros, no interior do avião.

Entre em lugares protegidos

Se você se esqueceu de tirar o relógio do pulso e perceber que está sendo seguido, atravesse a rua e entre o quanto antes em algum estabelecimento comercial ou prédio residencial, o que estiver mais acessível e fácil de fazer. Comunique imediatamente à polícia o ocorrido.

Caso você tenha tomado todas as providências, mas, infelizmente, você tiver sido roubado ou furtado, não entre em desespero. Procure manter a calma. Dirija-se à delegacia mais próxima e providencie um Boletim de Ocorrência. E lembre-se: em caso de assalto, nunca reaja.

Que medidas você tem feito para proteger seu relógio contra furtos e roubos? Conte para nós através dos comentários!

Colaborador de Conteúdo especializado em publicações referente à relógios, moda e curiosidades.