13/07/2015

Você sabe como funciona o relógio de quartzo?

Você sabe como funciona o relógio de quartzo

Popularizados nos anos 70, os relógios de quartzo substituíram em sua grande maioria os relógios mecânicos — que funcionavam através de mola e corda. Com uma precisão única e particular, esses tipos de relógios são os mais utilizados nos dias atuais e contam com um cristal de quartzo, que o faz ser ainda mais preciso que os demais. Para aqueles que não deixam de ter um bom relógio, os feitos de cristal de quartzo são excelentes pedidas!

Mas você sabe como funciona um relógio de quartzo e as particularidades que o faz ser tão especial? Conheça um pouco mais sobre esse incrível relógio!

Alta precisão

O grande diferencial dos relógios feito com cristal de quartzo está em sua precisão. Enquanto os demais relógios atrasam em um décimo de segundo por dia, os de quartzo se desajustam apenas, no máximo, um milésimo de segundo por dia. Pode parecer pouco, mas isso somado ao longo dos anos é, literalmente, uma “perda de tempo” considerável!

Esses tipos de relógios possuem capacidade de alta precisão por conta dos cristais de quartzo. Geralmente em um formato de um garfo de diapasão, esses cristais ficam dentro do relógio e geram pulsos elétricos quando recebem alguma pressão física (quando você movimenta o seu pulso, por exemplo). É quando os cristais enviam exatamente 32.768 pulsos elétricos através de condutores metálicos de eletricidade, denominados eletrodos, até um microchip instalado no interior do relógio. Especialistas chamam esse processo de piezelétrica.

Ao receber essas informações, os relógios digitais revelam a hora nos displays digitais, os chamados displays de LCD. Já os relógios analógicos têm a sua engrenagem impulsionadas pelas vibrações do cristal, fazendo com que os ponteiros de segundos, minutos e horas se movam e marquem o tempo.

Bateria alimenta todo o circuito

As baterias de relógios de quartzo alimentam o cristal, que continua vibrando e fornecendo pulsos para o microchip, cuja alimentação também é gerada pela bateria. Os relógios digitais de quartzo, que possuem um display de LCD, também precisam da energia da bateria para funcionar. A durabilidade da bateria, geralmente, é de 3 a 5 anos, dependendo, é claro, do modo de uso de cada um.

Particularidades do relógio de quartzo

O primeiro relógio de quartzo chegou ao mercado no ano de 1972, embora ele já estivesse em processo de desenvolvimento desde os finais dos anos 20, pelas mãos do engenheiro de telecomunicações Warren Marrison. O formato do cristal de quartzo é de um garfo. O objetivo é aumentar a capacidade do mesmo de gerar mais e mais pulsos elétricos. Não por menos, os relógios de quartzo atrasam somente um milésimo de segundo por dia. Ou seja, são apenas 10 segundos de atraso em 30 dias!

Os relógios de quartzo não são realmente especiais? Para você que não gosta nunca de perder a hora ou chegar atrasado a seus compromissos, que tal experimentar esse relógio mais que preciso?

E então, gostou do assunto? Ainda tem alguma dúvida? Deixe-nos um comentário e compartilhe as suas opiniões e experiências com relógio de quartzo!

Colaborador de Conteúdo especializado em publicações referente à relógios, moda e curiosidades.