17/04/2015

Você sabe como determinar a idade de um relógio?

Você sabe como determinar a idade de um [relógio] (1)

 

O estilo antigo (que mais comumente chamamos de vintage) traz não apenas boas recordações de épocas passadas, mas também detalhes que ajudam a conferir elegância e sofisticação ao seu visual. Não é a toa que cada vez mais estilistas e designers vêm buscando produzir roupas e acessórios inspirados em décadas anteriores. Mas o que está em alta mesmo é conseguir uma dessas raridades que seja realmente vintage. Já pensou se você encontra um relógio assim? Se isso acontecesse, será que você saberia determinar a idade real da peça? É o que vamos descobrir a seguir. Confira!

A origem

O primeiro modelo de relógio de pulso que se conhece, foi feito por volta de 1814 pelo relojoeiro Abraham Louis Breguet. O objeto foi feito sob encomenda para a então princesa de Nápoles, Carolina Murat. Inicialmente, era bastante usado por mulheres. Por ser bastante prático (diferente do relógio de bolso) logo caiu no gosto popular. Mesmo assim, até hoje é um adereço que não apenas serve para complementar o traje como tem sua utilidade prática.

Vestir-se bem está normalmente associado ao uso de um bom relógio no pulso. Por isso, atualmente, existe tanta demanda para o mercado das falsificações. Como se tratam de peças que, se forem de boa qualidade e procedência, não podem ser baratas (devido ao custo de produção e ao design) muita gente opta por adquirir modelos falsificados alimentando uma indústria ilegal. A falsificação de relógios antigos também é bastante comum, já que peças que não são mais produzidas costumam valer mais.

Número de série

Quem entende de relógio sabe que o produto possui diversos números gravados. Mas não é qualquer pessoa que entende o que eles significam. Normalmente, os algarismos gravados na caixa do relógio (seja por dentro ou por fora) são apenas identificadores simples. O número mais importante, o de série, vem gravado na própria máquina na parte interna. Cada fabricante tem uma tabela com os códigos desenvolvidos para datar cada peça. Podemos citar como exemplo a tabela da Bulova, que é simples de entender:

Letra

Década

L

50

M

60

N

70

P

80

T

90

Assim, se você visualizar a combinação “N6”, por exemplo, quer dizer que o relógio foi fabricado em 1976. Mas é claro que é preciso conhecer a tabela específica de cada fabricante.

Estilo

Outra maneira de identificar a idade do seu relógio é entender um pouco do estilo de cada época. Isso porque se a peça estiver muito envelhecida ou deteriorada pela falta de cuidados, os números de série podem estar ilegíveis, então, esse seria o último recurso. Escolhemos três épocas distintas para você entender como os estilos podem variar:

1920

Bastante influenciado pela revolução Industrial, o Art Deco, o apenas Deco, movimento de design que consagra essa década impactou diretamente o desenho dos relógios. As peças tinham um acabamento marcante, as bordas eram quadradas, sextavadas ou ovaladas. E os mostradores tinham um tamanho médio. Era comum haver detalhes entalhados diretamente no metal (o mais usado era a prata).

1960

Já por volta dos anos 1960 as peças tiveram uma mudança drástica no visual. Saíram os excessos em detalhes e entraram os mostradores maiores, com números mais nítidos. Os ponteiros ficaram mais finos. Havia peças quadradas, ovais, e retangulares. O uso do ouro ficou mais presente. Até este período, a preferência era por pulseiras em couro legítimo com ou sem detalhes.

1970

Em 1970 as pulseiras preferidas eram de metal, e as caixas dos relógios continuavam largas com bastante espaço para visualização, porém não eram mais quadradas. Fica clara a modernização dos modelos.

Ao combinar o número de série com um pouco de conhecimento sobre o design dos relógios de cada época, é quase impossível não acertar o período aproximado de sua fabricação. Estar atento a esses detalhes é muito importante, caso você pretenda adquirir um modelo vintage.

Você possui interesse em relógios mais antigos? Compartilhe suas preferências e opiniões conosco!

Colaborador de Conteúdo especializado em publicações referente à relógios, moda e curiosidades.