09/12/2014

Saiba os diferenciais dos relógios de mergulhos

Depositphotos_2319488_s

Relógios de pulso são acessórios sofisticados, bonitos, e principalmente, que dizem muito sobre o dono. Cada um tem seu estilo: analógico ou digital, o material da pulseira, o tipo de mostrador, a quantidade de ponteiros e assim por diante. Na era dos smartphones, o relógio analógico parece até um anacronismo, coisa de homens de outras épocas, e tem grande charme justamente por causa disso. Mas existe uma coisa em que os relógios de pulso estão tecnologicamente muito, mas muito à frente dos celulares: na resistência à água. Mas exatamente o quão resistentes? Saiba o que diferencia os relógios de mergulho dos outros.

“Mas meu relógio é resistente à água”

O termo “à prova d’água” ou “water resistant” significa pouco se o fabricante do relógio não fornece um número em atm ou metros indicando a resistência à pressão de água. Sem especificar a profundidade, “à prova d’água” significa simplesmente “resistente a ‘molhadas’ acidentais e ocasionais”. Se deixados em água corrente por algum tempo, porém, podem logo sofrer infiltração.

Antes de explicarmos o que é atm, mais algumas considerações sobre relógios e água. A resistência dos relógios é medida em condições estáticas – ou seja, com o objeto mergulhado na água parada. A velocidade da água pode exceder essa resistência – por exemplo, se o relógio é atingido pelo jato de água de uma mangueira de jardim, está no seu braço quando você nada com velocidade, ou até mesmo se cai sobre ele uma ducha mais forte – e é por isso que um relógio com uma resistência nominalmente alta pode sofrer danos na água teoricamente “rasa”.

O choque térmico também pode contribuir para que a água que não deveria entre no seu relógio: por exemplo, se você sair de um lugar bem frio e mergulhar de relógio na banheira quente. Todo cuidado é pouco com seu relógio, especialmente os de resistência mais baixa.

Entendendo o atm

Procure entre os números 4 e 7 do mostrador do seu relógio, ou no verso dele por palavras e números como W/R, 3ATM, 150 etc. Esta é a resistência do seu relógio em atm (medida de pressão), metros ou pés de água.

  • 10 metros ou 1 atm: protegido contra exposições acidentais à água.
  • 30 metros ou 3 atm: resiste a imersões breves, como ser pego de surpresa pela chuva. Mas não dá para nadar ou tomar banho com relógio.
  • 50 metros ou 5 atm: pode ser usado para nadar no raso ou lavar a louça, mas ainda não para tomar banhou ou mergulhar.
  • 100 metros ou 10 atm: pode usar para nadar ou para praticar snorkel (mergulho raso), mas não o mergulho autonônomo (scuba).
  • 150 metros ou 15 atm: a partir daqui sim temos um relógio de mergulho! Os mais sofisticados, porém, marcam 20 atm ou mais.

Por que usar um relógio de mergulho

Como sabemos, relógios não são apenas para olhar as horas, mas são um acessório que diz muito sobre o dono. Os de mergulho são grandes, ousados e com visual simples – um relógio masculino por excelência, ao lado do relógio de bolso. São desenhados para manter controle do tempo em situações adversas e perigosas, como no oceano, aonde o homem só chega com equipamento – cilindro de ar, nadadeira, máscara, etc. E como se não bastasse, são realmente à prova d’água.

Qual modelo de relógio você mais gosta? Compartilhe suas opiniões conosco!

 

Colaborador de Conteúdo especializado em publicações referente à relógios, moda e curiosidades.