02/11/2014

Relógio analógico versus relógio digital: como escolher o ideal?

Smart watches with different interfaces

Mesmo os homens mais bem-vestidos do mundo não ficam com o visual completo sem um certo acessório: o relógio de pulso. Homens poderosos como o primeiro-ministro do Reino Unido e o Príncipe Harry podem até ser vistos em público sem gravata, mas não dispensam um relógio. Mas na hora de comprar o seu, uma questão se impõe: analógico ou digital? Como escolher? Veja o que considerar antes de tomar a sua decisão!

Rapidez x precisão

A maioria dos consumidores de relógios de pulso concorda com a seguinte afirmação: no analógico vê-se as horas mais rápido; no digital, com mais precisão. Isso acontece porque no mostrador analógico o tempo é registrado com uma marca visual muito forte. Quem olha percebe com rapidez o quanto os ponteiros andaram e qual fração de hora resta para ela acabar. Se você está acostumado a dizer “15 para as 4″, o analógico faz mais o seu estilo. Se você prefere dizer “3 e 45″, é um leitor do digital. Mas este não é o único fator que pesa na compra. Continue lendo.

Facilidade x agilidade

Relógios analógicos são mais fáceis de ajustar. Eles têm pequenos botões externos que são girados, e o resultado é imediato. Relógios digitais requerem que você pressione uma série de botões na ordem correta, e se você cometer um erro pode ter que começar tudo de novo.

Chique x despojado

Não há dúvida de que quando pensamos nos mais sofisticados relógios de pulso, os que vêm à mente são os analógicos. São os relógios mais tradicionais, e alguns com décadas de idade ainda funcionam. Se sua ideia de relógio é algo que pareça com uma joia, e que tenha um visual que não vai envelhecer ou ficar fora de moda, então você está pensando em um analógico. Por causa disso, eles também são mais versáteis e aceitos em diferentes ocasiões sociais (como uma festa de casamento ou uma reunião de negócios). Relógios digitais são mais despojados e estão ligados a atividades como a prática de esportes ou ida ao clube.

Concentração x versatilidade

Vivemos em um mundo com cada vez mais distrações, especialmente com os onipresentes smarpthones. Nossa tentação é mexer no celular para olhar apenas uma coisinha e quando nos damos conta estamos há vários minutos navegando na internet. Relógios digitais costumam ser versáteis e ter outras funções, incluindo GPS, luzes, calculadora. Um relógio analógico mantém seu celular no bolso. Você apenas olha as horas e pronto. Um relógio digital pode te convidar a “brincar” com ele e gastar sua concentração e tempo, mas ao mesmo tempo suas funções extras podem te ajudar numa situação difícil.

Visual

A pulseira dos relógios digitais geralmente é de plástico. A dos analógicos é de couro ou do mesmo material do mostrador do relógio. Seu conforto com o material da pulseira (se esquenta, marca, pesa muito, etc.) pode fazer toda a diferença. Experimente antes de comprar. Outro fator é como seu relógio “casa” com a roupa. Um bom relógio deve ser versátil. Ele ficaria bem com um terno escuro? E com camisa polo? E se você vestir uma roupa xadrez? Uma boa dica é adotar um modelo: escolha uma pessoa bem-vestida e repare no relógio que ela usa.

Já decidiu? O que vai ser: analógico ou digital? Comente!

Colaborador de Conteúdo especializado em publicações referente à relógios, moda e curiosidades.