22/06/2015

Quando vale a pena consertar um relógio de pulso?

Gold watch

Nos dias de hoje, em que estamos sempre correndo, cada minuto é essencial. E é por isso que ter um relógio de pulso confiável é algo sempre desejável. No entanto, não é raro que nós conheçamos tão pouco a respeito do real funcionamento desse item.

Uma das provas disso é o que ocorre quando os relógios de pulso apresentam algum problema: você sabe efetivamente quando vale a pena ou não consertar um relógio como esse? Existem situações onde o conserto é amplamente recomendável, mas também existem outras onde o valor do reparo pode não compensar. Quer aprender sobre quando vale a pena consertar um relógio de pulso? Pois confira nosso post agora mesmo e descubra:

Vale a pena consertar

Pulseira

Com o passar do tempo, é normal que a pulseira do relógio se desgaste — especialmente em modelos de couro ou de menor qualidade. No caso das pulseiras de couro, com o uso constante, é normal que esse material se desgaste, fique quebradiço e até parta. Os modelos de metal duram um pouco mais, mas também estão suscetíveis a danos e quebras. Em ambos os casos, pode se consertar sem maiores dificuldades, tanto nas lojas autorizadas da marca, caso você queira manter exatamente como o original, quanto em boas casas do ramo, que geralmente possuem modelos iguais ou similares de pulseiras para a troca.

Pinos

O conserto dos pinos também é bastante simples. Muitas vezes um movimento brusco que impacta a caixa do relógio ou um objeto que se prenda a ele pode fazer com que o pino se solte ou fique danificado. Nesse caso, basta ir a um relojoeiro para fazer a troca — e certificar-se de que o profissional vai utilizar um item de tamanho adequado na substituição do pino defeituoso ou perdido.

Bateria

Relógios movidos a bateria precisam, de tempos em tempos, que ela seja substituída. E isso é bem simples de fazer. Basta levar o relógio até um relojoeiro e solicitar que ele coloque uma nova bateria com as mesmas especificações recomendadas pelo fabricante. Lembre-se que essas especificações são importantes, porque se for colocada uma bateria diferente da recomendada, ela durará menos e poderá até diminuir a vida útil do relógio de pulso.

Ponteiros soltos

Outra situação em que vale a pena consertar o relógio é quando os ponteiros estão soltos. O conserto é simples de ser feito, e pode ser feito por qualquer pessoa especializada na área. Geralmente basta abrir a caixa com bastante cuidado e ajustar os ponteiros com o auxílio de um saca-ponteiros — uma ferramenta que qualquer relojoeiro ou loja especializada possui. Depois, é só recolocar os ponteiros com o auxilio de uma ponta fina e certificar-se de que não estão encostando um no outro.

Não vale a pena consertar

Quebra do vidro

A quebra do vidro costuma inutilizar o relógio. Com o vidro quebrado, geralmente a estrutura da caixa fica danificada. Mesmo que você opte pelo conserto, provavelmente o relógio não ficará como antes — de modo que, ao optar por consertar um relógio teve o vidro quebrado, você provavelmente você terá como resultado um item defeituoso. Por isso, em casos como esse, vale mais a pena comprar um novo relógio do que consertar o antigo.

Defeitos na máquina

Existem alguns defeitos que podem dar na máquina do relógio que, às vezes, não valem o conserto. Pode acontecer de os defeitos tornarem a recuperação do mecanismo do relógio impossível. Além disso, alguns modelos possuem um maquinário tão complexo que seu conserto possivelmente sairia o preço de um relógio novo. Por isso, nesses casos, é aconselhável comprar outro relógio.

Vantagem dos relógios de marca

Os relógios de marca realmente possuem diversas vantagens sobre os modelos mais comuns. Eles não só são feitos com materiais de grande qualidade — o que reduz consideravelmente as chances de surgir algum defeito — como também geralmente têm garantias muito maiores, que cobrem vários dos problemas mais comuns que podem vir a surgir. Por isso, comprar um relógio de marca é um bom investimento: é um dinheiro a mais gasto em um item que irá durar por muito mais tempo!

Agora que você sabe quando vale a pena consertar um relógio de pulso, pode fazer sua escolha com muito mais certeza na hora de comprar o seu próximo modelo!

Não deixe de comentar nosso post para nos contar se você gostou do texto! Compartilhe conosco suas impressões e participe da conversa!

Colaborador de Conteúdo especializado em publicações referente à relógios, moda e curiosidades.