17/03/2015

O que pode fazer um relógio ser caro?

O que pode fazer um relógio ser caro_

Relógios são acessórios que transmitem a ideia de status e poder. Jogadores de futebol de renome, governantes, donos de grandes empresas e outras pessoas de alto status sempre estão ostentando seus adereços nos pulsos. Daí surgem as seguintes dúvidas: porque existem relógios tão caros que chegam a custar mais que carros de luxo e mansões? Como pode um objeto que somente serve para marcar as horas custar tanto?

Para entender essas questões você deve mudar seu conceito. Relógios, mais que marcar as horas, podem ser produzidos com materiais que os tornam como joias preciosas, ser itens de coleção ou possuir algumas extravagâncias que os tornam itens de exclusividade.

Ficou curioso? Então, confira alguns motivos para que certos relógios sejam tão caros.

Modo de produção

Um relógio caro não precisa necessariamente ter vários diamantes, ser encravado de joias ou utilizar ouro em sua estrutura. A sua simples forma de produção pode ser considerada um diferencial valioso. Relógios produzidos em massa, mecanicamente, possuem menos valor. Já produtos que foram produzidos manualmente, custam muito mais devido a sua exclusividade. Este tipo de relógio pode demorar meses e até anos para ser terminado. Seu processo de fabricação passa por diversas pessoas que cuidam de cada parte separadamente. Após estar pronto, são numerados e possuem documentação que comprovam sua autenticidade e exclusividade.

Itens de Coleção

Relógios produzidos entre 1935 (ano em que foi inventado o relógio a prova de choque, na Suíça) e 1985 (quando processos industriais começaram a substituir o artesão) têm alto valor, por serem mais raros e únicos. Porém ao adquirir um desses itens de coleção, você deve ter em mente alguns cuidados. Eles vão desde comprar o relógio de um vendedor de boa reputação no mercado, exigir um certificado de autenticidade até requerer a documentação original que vem como o relógio, por exemplo, o número de série. Esses cuidados acrescentam uma valorização muito maior ao relógio.

Além disso, saiba com qual metal o item foi produzido. Nos objetos contemporâneos, são predominantes o ouro amarelo, branco, rosa e platina. Porém, em relógios antigos, o aço é o metal mais utilizado. Para se ter ideia, um relógio produzido em aço, da década de 40, no período da guerra, pode ser mais raro e valioso que um relógio produzido em ouro.

Movimento

Movimento significa o modo como as peças dentro do relógio fazem com que ele funcione de forma contínua e sem atrasar ou adiantar. São predominantemente de dois tipos:

Os de quartzo têm o funcionamento originado por uma bateria e seu ritmo é regulado pela oscilação de um cristal de quartzo. Têm a vantagem de ser mais precisos.

O movimento automático é um tipo de relógio mecânico que contém um rotor num pivot que gira e dá corda no mecanismo através de movimentos do pulso de quem o está portando. Este, apesar de não ser tão preciso quanto o primeiro, tem maior valor graças a sua arte e a complexidade.

Para efeito de comparação, um movimento de quartzo japonês custa apenas US$ 20. Já um movimento automático suíço básico pode custar cerca de US$ 250. Imagine até onde podem chegar os valores de movimentos mecânicos mais extravagantes e exclusivos!

“Swiss-Made” (Produzido na Suíça)

Não é só qualidade que caracteriza os relógios suíços. Eles são produzidos por artesãos que foram ensinados por familiares que tiveram o conhecimento passado de geração em geração. Esses artesãos provavelmente já produziram relógios para os homens mais famosos do mundo. Ter um “Swiss-Made” é ter o privilégio de ser uma das pessoas que participaram da história da relojoaria mundial.

Extravagância

Talvez esse seja o item que faz a maior diferença no preço final de um relógio. Algumas extravagâncias chegam ao extremo, como o Louis Moinet Meteoris que custa a bagatela de 4,6 milhões de dólares. Esta peça única possui um fragmento do meteorito lunar “Dhofar 459”. Já o Hublot Big Bang, de fabricação suíça, conta com 1280 diamantes de 3 quilates cada um. Este exemplar custa 5 milhões de dólares.

Por fim, o relógio mais caro do mundo é o “Breguet Grande Complication Marie-Antoinette No. 160”, avaliado em 30 milhões de dólares. A peça foi criada supostamente a pedido de um amante da famosa rainha francesa. Foram 45 anos até a sua conclusão em 1827, alguns anos depois de Marie-Antoinette ser mandada à guilhotina. Uma réplica da peça foi produzida pela marca Breguet e avaliada em 10 milhões de dólares.

Dos mais simples aos mais complexos, o relógio demonstra a personalidade e o status de seu dono. E se você quer se mostrar uma pessoa de sucesso, ter um relógio de alta qualidade e alto estilo é essencial. É através dele que você vai se mostrar com um algo a mais.

Qual modelo combina mais com você? Compartilhe suas opiniões conosco!

Colaborador de Conteúdo especializado em publicações referente à relógios, moda e curiosidades.