16/03/2015

E se ao invés de ver as horas, fosse possível senti-las?

Wheels of time

Um novo modelo de relógio desenvolvido para deficientes visuais vem conquistando também as pessoas que enxergam. O relógio Bradley Timepiece recebeu este nome para homenagear o ex-oficial naval Bradley Snyder, que foi ferido e perdeu sua visão em um acidente no Afeganistão em 2011 enquanto desarmava uma bomba. Depois disso, ele passou a participar dos Jogos Paraolímpicos e ganhou medalhas de ouro e prata em Londres, no ano de 2012.

Quer saber mais sobre esse relógio? Então confira nosso artigo.

A inspiração nos deficientes visuais

Pensando no conforto e inclusão dos deficientes visuais, o relógio tátil foi desenvolvido para substituir os antigos “relógios falantes” que em certas situações se tornavam constrangedores. Com design arrojado e sem os famosos ponteiros, o Bradley foi todo projetado em titânio e alto relevo, possuindo duas esferas que são movimentadas por imãs. A primeira esfera situada na parte superior do relógio, se movimenta de acordo com os minutos, já a segunda esfera, colocada na lateral, é utilizada para medir as horas.

Iniciação do projeto Bradley

O Bradley surgiu como inspiração para o Projeto do Ano 2014, organizado pelo Design Museum, em Londres. Planejado e desenvolvido por David Zacher, o relógio Bradley foi um projeto realizado paralelamente com estudantes de Desenho Industrial da Rhode Island School of Desing e se tornou disponível para vendas em junho de 2014.

A ideia para a sua criação surgiu através de uma pesquisa que relógios de grife estavam sendo adquiridos por deficientes visuais parciais e/ou totais que não podiam utilizá-los, e posteriormente, faziam uso de telefones celulares ou relógios que falavam as horas para poder contar o tempo.

Protótipos do Bradley

Testado durante dois anos, antes de se chegar a versão final, o protótipo do Bradley passou por diversas transformações e análises. Como era um projeto que buscava o conforto e inclusão, era necessário entrevistas e testes de eficiência com pessoas das mais diversas origens.

Fabricantes do Bradley

Embora seja um relógio projetado para usuários cegos, a maioria dos consumidores que adquiriam o Bradley não possuíam deficiência visual e o público-alvo inicialmente não se interessavam por ele. O objeto vem sido comercializado com outros nomes, como “o relógio de cavalheiro” já que seus usuários puderam verificar as horas discretamente sem que ninguém perceba, evitando constrangimentos em ambientes em que se mostrar atento ao relógio possa transparecer desconforto e tédio.

O modelo tem sido fabricado pela empresa eOne, criada para a comercialização do Bradley. A eOne possui uma filosofia bastante interessante de inclusão, partindo do princípio que seus produtos possam ser usados por todos, independentemente de idade, sexo ou alguma deficiência.

Demais relógios para deficientes

Antes da fabricação do Bradley, eram produzidos dois tipos de relógios para deficientes visuais: os relógios que falam e os analógicos com tampas removíveis (também táteis). Infelizmente, os modelos não são totalmente eficazes. O primeiro não é possível ouvi-lo em locais de grande movimentação ou pode incomodar pessoas em locais onde o silêncio é necessário. Já o segundo, é frágil e se quebra facilmente quando se abre a tampa ou durante a análise do tempo, e ainda possui um alto custo de reparo.

Você conhece o Bradley? Já pensou em poder sentir as horas sem que ninguém perceba em alguma reunião ou situação do seu dia a dia? Conheça essa novidade e comente.

Colaborador de Conteúdo especializado em publicações referente à relógios, moda e curiosidades.