11/06/2015

Curiosidade: quais as diferenças entre os variados mecanismos do relógio?

Curiosidade quais as diferenças entre os variados [mecanismos do relógio]

Os relógios são objetos de desejo de praticamente todos os homens, pois agregam valor e beleza a qualquer visual. São diversos os modelos disponíveis e escolher aquele que mais se encaixa com suas características sempre é interessante, pois dessa maneira eles poderão compor com mais precisão o seu estilo pessoal.

No entanto, embora tenha um grande número de fãs, esse acessório e seus mecanismos ainda não são totalmente compreendidos por grande parte das pessoas. E você? Sabe ao certo como os relógios funcionam? O artigo de hoje pode ajudar a elucidar suas principais dúvidas e também ensina como essas maravilhas marcam as horas com tamanha precisão. Confira:

Relógios de corda

O mecanismo dos relógios de corda, que não possuem bateria, são bastante complexos e admirados em todo o planeta. Esse é o mecanismo típico dos relógios de bolso, mas também é encontrado em muitas marcas de relógios de pulso. No seu interior, existe uma mola, que fica dentro de uma peça denominada barril, que acumula a energia necessária para fazer os ponteiros se movimentarem. E é exatamente com o movimento de “dar corda” que essa mola é acionada, fazendo assim o relógio funcionar.

Os relógios de corda são os modelos mais antigos e também são os preferidos de muitas pessoas, especialmente os mais tradicionais. Eles definitivamente agregam elegância a qualquer visual e muitos valem milhões, sendo herdados e carregados de geração em geração.

Relógios automáticos

Alguns modelos possuem um peso além desse mecanismo de corda. Através dele, quando movimentamos o braço naturalmente ao caminharmos ou fazermos outras atividades, a mola acaba sendo comprimida acionando um rotor e então a energia necessária é gerada, movendo os ponteiros e marcando as horas da maneira adequada. Esses relógios são chamados de automáticos e também dispensam o uso de bateria.

Assim vemos que todo relógio automático é de corda, mas nem todo relógio de corda é automático! Eles apenas contam com um mecanismo inteligente que aproveita a energia cinética de nossos movimentos e evita que haja a necessidade de lembrar-se de “dar corda” no acessório diariamente.

Relógios à bateria

Esses relógios são os mais utilizados do planeta nos dias de hoje, embora só existam há algumas décadas. Eles acabaram roubando espaço dos outros modelos, pois a energia gerada provém de uma bateria. Seu mecanismo depende dessa fonte de energia e através dela que as engrenagens e os ponteiros se movem marcando as horas.

Eles estão cada vez mais eficazes e só é preciso trocá-las a cada 5 anos em média. É dessa forma que os relógios digitais, que se popularizaram de maneira incrível nos anos 80 e 90, funcionam. No entanto vale ressaltar que as baterias hoje são muito comuns em modelos analógicos também.

Porém, existe outra razão para que a bateria continue firme e forte entre os mecanismos do relógio mais usados no mundo. Além de mostrar o tempo através dos ponteiros, temos atualmente à nossa disposição uma série de relógios com displays de LCD e touchscreen. Eles precisam de energia elétrica para funcionar e isso só é possível com o uso do recurso da bateria.

Agora você entende um pouco mais como funcionam esses incríveis acessórios. Os mecanismos do relógio são complexos, mas compreendendo um pouco sobre eles você pode eleger a alternativa que mais se adapta ao seu estilo de viver e se vestir. Independentemente de sua opção, é indispensável lembrar que investir nesse item realmente vale a pena.

E você, já escolheu o seu modelo de relógio ideal? Deixe sua opinião nos comentários!

Colaborador de Conteúdo especializado em publicações referente à relógios, moda e curiosidades.