03/08/2015

Conheça o relógio suíço mais complicado do mundo

Conheça o relógio suíço mais complicado do mundo

Os aficionados por relógios aguardam ansiosos pelo lançamento do “relógio mais complicado do mundo”, que chegará ao mercado no dia 17 de setembro. Trata-se do modelo “Grand Oeuvre”, que será lançado em celebração pelos 260 anos da renomada relojoaria suíça Vacheron Constantin. Projetado do zero, o relógio suíço levou oito anos para ser fabricado por três engenheiros e promete ser um divisor de águas entre as peças mais luxuosas!

Conheça um pouco mais sobre o processo de fabricação do Grand Oeuvre e saiba o que o torna tão esperado!

Calendário duplo

Encomendado por um colecionador que preferiu não ter o nome revelado, o Grand Oeuvre teve que ser projetado a partir do zero. “Suas complicações são inteiramente novas e originais”, afirma o porta-voz da Vacheron Contantin em conteúdo disponibilizado para algumas revistas especializadas no assunto.

Esse novo modelo traz o que a relojaria chama de calendário perpétuo. Ele possui um mecanismo duplo que apresenta dois sistemas diferentes de calendário: o gregoriano e também o ISO 8601, um calendário de negócios. O primeiro mostra os meses e os dias do ano. O segundo, por sua vez, foca exatamente no número de semanas.

Diferencial do ISO 8601

Segundo especialistas no ramo, o calendário ISO (Organização Internacional de Padrões) é muito usual, principalmente no mercado financeiro internacional, já que ele evita confusões que geralmente são causadas por convenções numéricas diferentes das escritas mundo afora.

Quando a opção ISO é iniciada, a prioridade de consulta passa a ser o número da semana dentro de um ano e o número do dia dentro de uma semana. Assim, o ISO se sobrepõe ao modo tradicional americano, no qual o mês sempre precede o dia. Para a visualização, o dia da semana fica em uma janela em cima do mostrador da semana, e é demonstrado através de números. O número 1 representa segunda-feira enquanto o numeral 7 indica domingo.

Calendário de estações

Outra novidade que promete deixar os apaixonados por relógios ainda mais eufóricos são os calendários de estações! Essa novidade funciona da seguinte forma: existe na borda de um dos dials principais as estações do ano e também uma escala astronômica. Isso permite que a pessoa consulte os meses e dias do ano, o período de constelação do zodíaco e também as estações do ano. E ainda tem mais: com essa novidade, será possível que o usuário calcule a variação dos dias de equinócio. É simplesmente brilhante!

Número de complicações ainda é uma incógnita

Espera-se que o relógio Grand Oeuvre possua mais de 16 novas complicações, número máximo apresentado dez anos atrás na celebração dos 250 anos da loja no lançamento do modelo Tour de I’lle. Mas isso ainda não foi confirmado. O entusiasmo é tão grande que a própria Vacheron afirma que as novas complicações “podem ser consideradas a maior contribuição para o avanço da relojoaria mecânica desde a década de 20”, e finaliza, de forma enfática: “o relógio toma o seu lugar como um dos maiores objetos feitos pelo homem no mundo”.

Ficou ansioso pelo lançamento desse relógio que promete marcar história? Tem alguma dúvida ou comentário a respeito dessa inovação no ramo da relojaria? Participe deixando um comentário!

Colaborador de Conteúdo especializado em publicações referente à relógios, moda e curiosidades.