25/05/2015

Conheça 5 relógios de personagens famosos do cinema

Conheça 5 relógios de personagens famosos do cinema

 

Quer seja correndo de alienígenas, através de guerras ou em naves espaciais, os personagens do cinema jamais esquecem de seus relógios. E em alguns casos, estes pequenos objetos já chegaram a quase roubar o foco de seus protagonistas. Listamos aqui alguns dos modelos mais icônicos que já deram as caras na sétima arte e que mostram que, digitais ou analógicos, os relógios estão sempre presentes em cena.

Pulp Fiction

Ao longo de seu um século de existência, a empresa suíça Langendorf Watch (1873 – 1973) produziu alguns dos relógios que se tornaram ícones das forças armadas norte-americanas tanto na primeira quanto na segunda Guerra Mundial. Os resistentes Aliada, Barracuda, Cavalier e Lancet foram alguns dos modelos preferidos pelas infantarias que passavam horas dentro de estreitas e lamacentas trincheiras. Mas, apesar de todo o peso histórico, foi através de uma inusitada cena do filme Pulp Fiction, escrito e dirigido por Quentin Tarantino, que a Langendorf voltou a ser reconhecida nas últimas duas décadas.

Em um dos flashbacks do longa, o capitão Koons, interpretado por Christopher Walken, narra ao ainda jovem lutador Butch a história de um importante relógio que foi carregado por ele e por seu pai durante a guerra. Porém, como o militar não diz em momento algum qual é o modelo daquele aparelho, vários fãs do filme buscaram ajuda de fóruns da web para descobrir que se tratava de um antigo Lancet, que hoje só pode ser encontrado em sites de leilão na internet.

Aliens, O Resgate e De Volta para o Futuro

O que o sci-fi de terror Aliens, O Resgate tem em comum com De Volta para o Futuro? Procure a resposta no futurista Seiko Speedtimer 7A28-7000 usado pela personagem Ellen Ripley, do primeiro filme.

Criado pelo designer italiano Giorgetto Giugiaro, este relógio analógico foi lançado juntamente com o longa e tinha um formato assimétrico parecido com outros modelos lançados por ele entre 1983 e 1986. Porém, foi em 1985 que outra criação de Giugiaro se tornou um ícone da cultura pop graças à De Volta para o Futuro: o De Lorean, usado por Marty McFly para ir e voltar no tempo.

Caça Fantasmas

Outro Seiko também fez sucesso graças ao cinema. O modelo M516, conhecido como ‘Voice Note’ Watch, foi lançado em 1983 e usado no blockbuster Os Caça Fantasmas (de 1984) por três de seus protagonistas.

Pioneiro no sistema de gravação de voz, este relógio digital armazenava até duas mensagens (uma de até 8 segundos e outra com 4 segundos) na memória, além de vir com alarme, calendário e cronômetro eletrônico. Hoje ele pode ser encontrado em e-commerces como eBay por até US$ 2 mil.

2001 – Uma Odisseia no Espaço

Com mais de um século de mercado, a norte-americana Hamilton já produziu diversos modelos de relógios para o cinema e até séries de TV. Filmes como Interestelar, MIB e até o Dr. House já usaram aparelhos desta marca. Porém, um dos mais elegantes é o Hamilton X-01, produzido para o clássico 2001, de Stanley Kubrick.

Feito a partir de Titanium, o X-01 foi relançado em 2006 por US$ 1195 e redesenhado com quatro peças de quartzo, cristal de safira além três marcadores extras de tempo similares ao original da década de 60.

007

Presente no pulso do espião mais famoso do cinema, desde 2002 a OMEGA vem criando edições especiais de seus relógios para os filmes protagonizados por James Bond. No último longa, Skyfall, a marca foi mais longe e lançou o modelo OMEGA Seamaster Planet Ocean 600M que, além de vir com o código 007 devidamente apresentado na pulseira e na parte frontal, conta com uma resistente tela de cristal transparente e um estiloso design trabalhado na cor preta.

Qual desses modelos você mais se identifica? Tem mais algum relógio de personagens famosos para acrescentar à nossa lista? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo!

Colaborador de Conteúdo especializado em publicações referente à relógios, moda e curiosidades.