24/03/2015

9 características para pensar na escolha do relógio ideal

9 características para pensar na escolha do relógio ideal

Ninguém gosta de ter um acessório chamando mais atenção do que devia. O relógio é um item que representa a personalidade da pessoa que está o portando. Com isso, na hora de escolher um modelo alguns cuidados devem ser tomados para que não haja um destoamento entre o modo de ser e vestir. Confira abaixo 9 dicas para acertar na compra de um relógio.

Combinação com roupas

Relógios devem combinar com o tipo roupa e ambiente em que serão usados. Não vale a pena gastar R$ 100 mil em um Rolex e desfilar com ele na praia de camiseta e bermuda. Do mesmo modo, não dá para usar um modelo de relógio Casio trajando terno e gravata em uma festa mais requintada.

Relógios esportivos costumam ter pulseiras emborrachadas e combinam bem com camisetas, shorts, jeans e camisas esportivas mais informais. Já os mais elegantes, normalmente têm pulseira em metal ou couro e exigem uma roupa mais formal, como ternos e roupas sociais.

Se você se veste mais formalmente durante a semana para o trabalho, por exemplo, e nos fins de semana usa looks mais depojados, deve ter em mente, não ter somente um modelo, mas sim dois que combinem com cada estilo.

Tamanho

Assim como tênis e sapatos, relógios também devem ser comprados de acordo com o tamanho do seu corpo. Uma pessoa muito magra não deve comprar um modelo com pulseira muito larga e com o mostrador grande. Fazendo isso, o relógio aparecerá mais do que a própria pessoa. Portanto, pessoas magras devem dar preferência a relógios com pulseiras mais finas e mostrador menor. Também é bom não deixar a pulseira frouxa. Ela deve firmar bem o acessório em seu pulso. Já pessoas grandes e fortes não devem escolher relógios pequenos demais. Para estes, relógios mais robustos combinam melhor.

Aparência

Muitas pessoas têm ideia de querer comprar um relógio mais caro que o que pode pagar, para simplesmente tentar se mostrar com maior status. Comprar um acessório absurdamente caro somente para “ostentar”, pode fazer você pagar um mico. Compre um que caiba no seu orçamento. Busque nessa faixa de preço o que ofereça a melhor qualidade. Não tente mostrar algo que você não é.

Design ou Qualidade

Tendemos a comprar acessórios pela sua beleza, porém isso não deve se aplicar a relógios. Devido a seu alto valor, é preciso estar atento para a qualidade do item adquirido. Um relógio suíço, bem projetado e com material de qualidade, fará com que o investimento valha a pena. E além disso, torna o relógio um bem durável, que pode passar para várias gerações.

Pulseiras

Homens, principalmente, têm a mania de olhar somente o visor do relógio para julgar se ele vale ou não o nosso dinheiro. Mulheres já têm mais atenção a um item tão importante para o design quando o visor: a pulseira.

Couro unido a visores modernos ou esportivos, deixam o design mais casual. As pulseiras metálicas são versáteis e duráveis. Prefira as prateadas que combinam com uma maior gama de peças de roupa. Os relógios mais modernos já possuem pulseiras de titânio, que é mais leve e mais forte. Escolher uma pulseira de titânio ainda tem a vantagem de não ter problemas de corrosão. Já as emborrachadas são utilizadas principalmente por relógios esportivos. Dependendo do modelo, você pode usar ele em ocasiões casuais, esportivas ou informais.

Multifunções

Cronômetro, calendário perpétuo, calendário lunar e outras funções, são chamados de “complicações” do relógio. Cabe a você escolher se essas funções extras servem a você. Relógios esportivos costumam ter funções mais específicas como medidor de frequência cardíaca, indicador de profundidade entre outros.

Movimento

Movimento é a forma como o relógio trabalha internamente para mantê-lo funcionando sem parar, atrasar ou adiantar. Os mais comuns são os de quartzo, que utilizam uma bateria como fonte de energia e são regulados por oscilações de um cristal de quartzo, e os automáticos, que utilizam um rotor em um pivot que dão corda no relógio através do movimento do pulso de quem está o utilizando.

Os de quartzo são mais baratos e necessitam somente da troca de bateria para se manterem funcionando. Já os automáticos são mais caros, personalizados e duram por muito tempo, porém necessitam de manutenções preventivas, como lubrificação de peças e pequenos ajustes para se manterem confiáveis.

Analógico ou Digital

Analógicos são os relógios que utilizam ponteiros para marcar as horas. Normalmente têm um estilo mais clássico. Os digitais usam um visor onde aparecem os números. Estes costumam ser de um estilo mais hi-tech e moderno. Existem também os analógico-digitais, que têm as duas opções disponíveis.

Alergias

Algumas pessoas podem ter alergias no contato de pulseiras ou partes do relógio e desenvolverem dermatites ou outras doenças de pele. Caso tenha dúvida, consulte um dermatologista ou alergista, que podem fazer um teste para saber se você tem alguma alergia a componentes de relógios. Existem ainda aqueles feitos com materiais hipoalergênico, como o caso dos relógios Skagen.

Assim como tudo na vida, a compra de um relógio deve ser bem pensada e planejada para que você não jogue seu dinheiro fora em um item que depois não vá usar ou que estragará facilmente. Tenha essas dicas sempre em mente quando for escolher seu acessório.

E então, já sabe qual relógio combina mais com o seu estilo? Compartilhe suas opiniões conosco!

Colaborador de Conteúdo especializado em publicações referente à relógios, moda e curiosidades.