28/03/2016

8 dicas para cuidar e manter em bom estado o seu relógio

Dicas para cuidar do seu relógio

Esportivo, casual, moderno ou elegante. São vários tipos de relógio disponíveis e o modelo escolhido representa um pouco do estilo de seu proprietário em cada ocasião.  Ao investir em um relógio de qualidade, muitas vezes pagando um valor significativo, o consumidor espera ter um produto que, além de bonito, seja funcional e duradouro.

No entanto, ainda que tenha custado caro, até os relógios de marcas mais conceituadas correm o risco de serem danificados devido à má utilização ou ao descuido de seu proprietário.

Algumas precauções básicas podem aumentar a durabilidade de seu relógio, além de conservá-lo sempre em bom estado. Confira, abaixo, 8 dicas de cuidados com relógio que vão deixá-lo como novo por mais tempo:

Guarde seu relógio com cuidado

Evite deixá-lo em locais empoeirados e sem proteção.  O ideal é ter um estojo para guardá-lo. Procure um ambiente arejado, sem exposição ao sol ou à umidade.

Deixe seu relógio longe de aparelhos magnéticos

Televisores, computadores, scanners e fornos micro-ondas, entre outros aparelhos, emitem ondas magnéticas que podem prejudicar o funcionamento dos relógios. Por isso, evite deixá-los próximos.

Faça manutenções periódicas

Assim como outros aparelhos, como computadores e celulares, os relógios também precisam de manutenção. Leve seu relógio a um profissional da área para manutenção a cada quatro anos ou sempre que for necessário. Se possível, na hora da compra, dê preferência aos relógios com garantia.

Tenha cuidado ao acertar o horário

Retire-o do pulso quando for acertá-lo. Mexer nos ponteiros (ou configuração, no caso dos digitais) enquanto o relógio ainda está no braço pode interferir em sua precisão e aumenta o risco de sujá-lo com a oleosidade do corpo.

Para relógios digitais enumerados de 1 a 12 horas, há, ainda, um outro macete: eles nunca devem ser acertados entre 21h e 3h, porque isso pode danificá-los. A regra também vale para os relógios com calendários anuais ou perpétuos.

Evite entre no mar de relógio

Apesar de muitos modelos serem a prova d’água, o sal do mar pode acelerar o processo de oxidação e corrosão do relógio. Caso não seja possível retirá-lo, depois de sair do mar, deixe-o mergulhado em uma bacia com água de torneira para limpar o sal.

Faça limpezas profissionais

Leve o relógio periodicamente a uma relojoaria para limpeza. O recomendado é fazer este processo a cada três anos. A limpeza interna do equipamento pode influenciar, e muito, na sua durabilidade.

Tenha mais de um modelo

Com mais de um relógio, você poderá, além de  ter mais facilidade para combiná-lo em cada ocasião, intercalar o uso. Assim, nenhum deles fica sobrecarregado e sua vida útil aumenta ainda mais. Veja aqui como escolher o relógio de acordo com cada ocasião.

Não exponha seu relógio a temperaturas extremas

Evite choques muito bruscos de temperatura, como, por exemplo, deixar o relógio no painel de um carro fechado ou usá-lo enquanto estiver na sauna. Esse tipo de utilização contribui para a evaporação dos lubrificantes e prejudica seu funcionamento.

E então, agora que você já sabe várias formas de aumentar os cuidados com seu relógio, que tal descobrir qual modelo de relógio mais combina com o seu estilo?  Não deixe de conferir!

 

Colaborador de Conteúdo especializado em publicações referente à relógios, moda e curiosidades.