10/11/2014

6 materiais nobres na confecção dos relógios

Wrist watch

Os relógios de pulso, além de serem importantes utilitários para o dia a dia, também podem equivaler a artigos de grande sofisticação e beleza. Hoje em dia, há produtos deste gênero que apresentam dimensões, formatos, peças e cores variadas e que são confeccionados nos mais diferentes materiais. No entanto, são mesmo os atributos e a singularidade dos materiais que compõem esta máquina que fazem com que um relógio sofisticado se diferencie de um mero registrador de tempo. Que tal descobrir alguns materiais nobres que são usados na confecção dos relógios?

Aço inoxidável

Trata-se de uma liga vigorosa e basicamente constituída por ferro e cromo, podendo também conter traços de outros metais, como o níquel e o molibdênio. O mais importante diferencial do aço inoxidável, em comparação ao aço simples, formado pela ligação entre ferro e carbono, é sua grande resistência à corrosão atmosférica. Desta maneira, o material, além da resistência característica do aço, proporciona uma enorme durabilidade. É empregado nas pulseiras e em outras peças da máquina.

Titânio

Este é um metal de transição leve, bastante durável, e que está presente nas rochas ígneas, as quais provêm da cristalização do magma vulcânico. Sua extração é um pouco onerosa, o que faz deste um material mais caro para o consumidor. Todavia, além de muito bonito, por conta de seu brilho intenso, traz uma resistência mecânica de alto nível e bloqueio ótimo à corrosão, sobretudo quando misturado em ligas com ferro, alumínio, vanádio e outros elementos.

Ouro

Este é um metal brilhante e amarelado, que oferece características de maleabilidade enorme. Por isso, comumente é endurecido por meio de ligas com prata ou cobre para ser manuseado. Tal matéria-prima é bastante usada em joalheria e ourivesaria como metal precioso.

Prata

Material de aparência branca metálica, quando polido, e que geralmente é obtido a partir da mineração do chumbo, cobre ou zinco. A prata pode ser ligada a outros metais ou receber uma camada de ouro como cobertura, já que é um pouco mais dura do que este último material. É muito difícil de sofrer oxidação e é estável no ar, embora tenha ductilidade e maleabilidade em níveis fantásticos, levando-a a ser um dos metais mais usados na confecção de joias diversas, artefatos e objetos de decoração. Há relógios que são feitos quase que inteiramente de prata ou de ouro.

Couro

Pulseiras de couro natural denotam sempre um sinal de elegância, além de permitir um ótimo ajuste no pulso da pessoa e bom caimento aliado à grande resistência desta matéria-prima. A pele curtida dos animais também proporciona rara imponência estética, conforme os veios e riscas de sua superfície, além de sua coloração característica, que normalmente varia do preto aos muitos tons de marrom ou verde-escuro. Os couros bovino e caprino são os mais usados, mas há aplicações admiráveis de peles de jacaré, cobra, lagartos, entre outros animais.

Brilhantes

Esta palavra é aproveitada erradamente como sinônimo de diamantes. Na verdade, trata-se de um tipo de lapidação, que pode ser empregada em gemas diferentes – o que inclui, portanto, o diamante, mas também turquesas, quartzos, rubis, ametistas, esmeraldas, ágatas e muitas outras. A aplicação nos ponteiros, mostradores, caixas ou aros dos relógios, geralmente femininos, é uma praxe que deixa estes objetos ainda mais belos e sofisticados.

Se quiser assegurar que o relógio que está comprando seja realmente de alta qualidade, além de verificar os materiais que fazem parte de sua composição, precisa ficar atento se a marca oferece certificações ou título de garantia de autenticidade. Assim você terá a certeza de que levará para casa um modelo original e que fará muito sucesso por onde passar.

Encontre a maior diversidade de relógios em nossa loja Grife Relógios.

Colaborador de Conteúdo especializado em publicações referente à relógios, moda e curiosidades.