26/12/2014

6 dicas para escolher um relógio ideal para você

a man wearing a suit looking at his watch

Um relógio é uma peça essencial de estilo para qualquer pessoa e que ajuda a compor o visual no trabalho, nos momentos de lazer e eventos sociais. Para muitos homens, então, esse objeto pode constituir seu único acessório de joalheria ou distinção. Por isso mesmo, e já que existem inúmeros modelos e grifes no mercado, pode ser difícil escolher aquele modelo ideal para você. Você tem essa dúvida? Observe algumas coisas a considerar na hora de comprar o relógio que vai atender aos seus desejos e necessidades.

Primeiramente, analise seu estilo de vida

É perfeitamente possível ter relógios diferentes para as ocasiões de lazer e de trabalho. Porém, se você quer investir em um único modelo, prefira algo mais clássico e duradouro. É essencial entender quando e onde você vai usar o relógio antes de comprá-lo. Afinal, se o relógio tem características de visão noturna e bússola, mede distâncias, calcula a altitude e exibe pulseiras de borracha e display digital, ele não é definitivamente adequado para ocasiões mais formais, como o escritório ou festas de gala.

Conheça seu estilo pessoal de se vestir

A menos que você seja um verdadeiro colecionador de relógios, provavelmente só terá um ou alguns relógios que usa regularmente. Portanto, na hora de escolher qual peça vai levar para casa, tente adaptar o design e as cores da peça com aquilo que você tem no guarda-roupa e o que mais veste nos momentos onde estará com o relógio no pulso.

Respeite seu orçamento

Não faça compras completamente fora de seu padrão de consumo, a fim de evitar posteriores arrependimentos ou restrições financeiras por alguns meses. Se você tem o intenso desejo de adquirir um modelo em especial, e que seja mais caro, analise com calma como o pagamento parcelado vai impactar em suas finanças pessoais ou poupe dinheiro por algum tempo a fim de ter o que realmente quer.

Escolha o tamanho apropriado

A melhor maneira de ajustar o relógio ao pulso é testando vários tamanhos para ver o que se encaixa melhor à largura e contornos de seu corpo. Há uma tendência atualmente para os relógios com mostradores maiores para os homens, embora exista enorme variabilidade nas peças femininas, mas existem outros aspectos para se levar em conta, tal qual a espessura ou o tipo das pulseiras. Alças de couro, aço ou borracha dão um visual diferente, dependendo de quem está usando o relógio. Examine com calma e sensatez como as dimensões funcionam em relação ao seu pulso.

Opte por acessórios originais

Certifique-se de que o relógio que está levando é um modelo autêntico, proveniente de uma marca ou fábrica respeitável. Além de ter a certeza de comprar um bem de qualidade e que vai durar, você terá um documento de garantia contra eventuais problemas e poderá usufruir do requinte de seu relógio por muito mais tempo – provavelmente, por décadas.

Não tenha receio de ir contra a corrente

É importante que você adquira aquilo que você realmente goste e vá usar no seu dia a dia ou em ocasiões especiais. Quando for comprar um relógio para seu uso pessoal, não se esforce para impressionar ninguém. Tenha em mente que a moda sempre é passageira e temporária. Logo, não existe nenhum mal em investir nas marcas e modelos que seus amigos e conhecidos não estão vestindo ou em cores, texturas e detalhes que combinam com seu estilo próprio, a despeito do que vem sendo mais consumido no momento.

A escolha de um relógio é, como não poderia deixar de ser, muito pessoal, e deve ser contrabalançada de acordo com seu gosto, rotina e estilo. Portanto, leve o tempo que for necessário para se decidir, conheça várias marcas e modelos e faça a escolha certeira para seu destaque visual.

O que você levou em consideração na hora de escolher os relógios que já tem em seu acervo doméstico?

 

Colaborador de Conteúdo especializado em publicações referente à relógios, moda e curiosidades.